03 de Outubro – Dia Mundial do Dentista

A Saúde oral reflecte-se directamente na saúde geral. Esta frase resume a importância dos dentes, responsáveis pela mastigação dos alimentos, pela articulação das palavras e, principalmente, é um factor determinante na estética.

Os dentes tornam-se estruturas primordiais para o organismo. Podemos ver isto refletido no nosso dia-a-dia: durante as ações mais básicas como comer ou falar, socialmente numa saída com amigos ou ainda numa entrevista de emprego.

   Curiosidades sobre a Saúde Oral:

  • A partir de que idade uma criança deve consultar um Médico Dentista?

Idealmente, a primeira consulta deve ser realizada quando os dentes “de leite” erupcionam, ou até um ano de idade. Quando tal não acontece, deve, pelo menos, entre os 2 e os 5 anos de idade deve fazer uma visita. Os pais podem aproveitar, quando realizam uma consulta de rotina, levarem os filhos de maneira a que estes se ambientarem. Não deve nunca deixar a primeira ida ao Médico Dentista aquando uma situação de dor!

  •  Até que idade podem as crianças usar chupeta?

O hábito de sucção da chupeta deve cessar por volta dos 3 anos uma vez que até essa idade ainda é possível a autocorreção das desarmonias ósseas causadas pelo uso da chupeta.   

  • A que idade deve ser realizado uma avaliação de ortodontia?

A criança deve visitar um Ortodontista até aos 6/7 anos de idade para avaliar a necessidade de correções esqueléticas e dentárias.

  • Qual a importância das crianças colocarem selantes de fissuras?

Um selante de fissuras é uma espécie de “verniz” branco colocado nas fissuras dos dentes sãos e previne o aparecimento de cáries. Alguns selantes podem ter flúor.

  • Com que regularidade se deve fazer uma destartarização?

A destartarização, numa pessoa saudável, deve ser realizada anualmente. Isto pode variar consoante as particularidades de cada paciente, isto é, no caso de pacientes fumadores, grávidas, com gengivite (inflamação da gengiva normalmente acompanhada de sangramento) esta periodicidade pode variar entre os 3-6 meses.

  • Com que regularidade deve trocar a escova dentária?

A escova deve ser trocada a cada 3 meses. A melhor forma de se lembrar é fazer coincidir a troca da mesma com a mudança de estação (verão, outono, inverno, primavera). A exceção a esses 3 meses é quando as cerdas da mesma se encontram danificadas.

  • Qual a melhor pasta dentífrica?

Uma boa pasta dentífrica deve conter entre 1400-1500 ppm Flúor, não devendo ser utilizadas pastas branqueadoras uma vez que estas são muito abrasivas danificando o esmalte do dente. Contudo, conforme as particularidades de cada paciente, isto pode ter de sofrer um ajuste. Por exemplo, em pacientes que sofram de gengivite, isto é, inflamação da gengiva geralmente associada a sangramento da mesma, pode ser necessário uma pasta que além de conter o flúor já referido, deve também conter outras substâncias que permitam a paragem desse sangramento.

  •  O dente do siso (3º Molar) deve ser sempre extraído?

O dente do siso, uma vez que é o último dente a erupcionar e devido à sua posição na arcada, associado à falta de espaço e dificuldades na sua higienização, pode causar desconforto, dor ou até abcessos. Nesses casos, é necessária a sua extração. Contudo, quando a sua erupção ocorre dentro da normalidade, não é necessária a sua extração. O ideal é cada situação ser avaliada individualmente.

  • Devemos colocar próteses dentárias aquando a perda dos dentes naturais?

Os dentes naturais são importantes para sorrir, comer, falar, etc. Quando estes faltam, acarretam problemas nas funções referidas anteriormente. Nesse caso, deve-se substituir os dentes em falta através de próteses dentárias fixas ou removíveis. Existem consequências muito graves quando há perda de dentes e não se faz reabilitação. Essas consequências podem incluir perda de mais dentes ou até alterações na harmonia facial!

  •  No caso das próteses dentárias removíveis, qual deve ser a sua duração?

As próteses removíveis devem ser trocadas, aproximadamente, a cada 5 anos, mesmo que os pacientes sintam que estas se encontram ajustadas.

Por todos os motivos e mais algum, desde a sobrevivência, passando pelo bem-estar, pelo social e profissional, ter um sorriso saudável e bonito é essencial.

                                          Um belo sorriso faz parte de uma vida saudável e plena.

                                   Trate do seu sorriso, melhore a sua qualidade de vida e autoestima!

                                                                  Estamos prontas a ajudar

Pode passar nas nossas clínicas e consultar a nossa equipa para esclarecimento de dúvidas ou fazer um orçamento gratuito.

Diga que vem da parte da Ortopedia em sua casa e até 31 de Dezembro de 2019, tanto em Vale de Cambra como em Oliveira de Azeméis usufrua de 10% de desconto em qualquer tratamento médico-dentário.

                                                                                             Até já!   

A equipa de Medicina Dentária

Drª Alexandra De Almeida | Drª Daniela Ferreira | Drº Cláudia Resende

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *