10 de Outubro – Dia Mundial da Saúde Mental

O Centro de Estimulação para Pessoas com Demência (CEPD) é uma valência da Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro (AMPO), localizada na freguesia de Santiago de Riba Ul, no concelho de Oliveira de Azeméis. Disponibiliza uma resposta ao nível dos cuidados especializados para as pessoas com declínio cognitivo e demência e respectivos cuidadores (in) formais. 

Foi inaugurado a 30 de Setembro de 2019 e é dirigida não só a pessoas com demência, mas também para os seus cuidadores (in) formais e procura responder às necessidades de uma sociedade ainda carecida de conhecimentos, práticas e acompanhamento especializado na área das demências.

O CEPD têm uma capacidade máxima de 40 pessoas com demência, mas os beneficiários abrangidos por este projeto incluem também os cuidadores (in) formais e potenciais instituições cuidadoras, uma vez que o objetivo é de promoção de uma rede de apoio longitudinal e continua. 

Actualmente constituído por uma equipa técnia

 – Drª Paula Pinto coordenadora (Neuropsicóloga Clínica);

– Drª Sandra Freitas ( Consultora, Neuropsicológa Clinica e Investigadora); 

– Terapeuta Joana Couras (Terapeuta Ocupacional);

– Drª Silvia Soares (Psicóloga);

– E  uma equipa não técnica, composta por  auxiliares de geriatria.

O funcionamento do CEPD é diurno das 9h às 18h de segunda a sexta-feira, apoiam ainda a equipa, um animador sociocultural, uma médica com especialidade de Medicina Geral e Familiar e uma Enfermeira e uma Assistente Social que pertencem aos recursos técnicos da AMPO.

Este projeto apresenta um modelo de intervenção na àrea da demência baseado no modelo biopsicossocial, ou seja, assenta no tratamento não farmacológico da demência, na formação/capacitação dos cuidadores, profissionais e comunidade, na obtenção de resultados com valor científico para investigação com possível replicação para a prática clínica, na criação de um tratamento de proximidade e no descanso dos cuidadores durante o periodo diurno.

A CEPD estrutura a sua actividade em dois principais eixos de actividade: 

-Intervenção e  Formação

As àreas de Intervenção subdivide-se em:

– Àrea da Saúde: 

a) Saúde Fisica ( Plano de actividades fisicas e motricidade; Plano de atividades funcionais; Cuidados clínicos ao nível das comorbilidades).

b) Saúde Mental (Estimulação cognitiva, Intervenção assistida por animais, Relaxamento, Estimulação multisensorial, Terapia de orientação para a realidade, Terapia de reminiscência, Psicoeducação, Gestão comportamental, Terapia pela música). 

Para os cuidadores informais existe um Programa psicoeducativo e apoio individual que se vai realizar a partir de Novembro nas primeiras terças-feiras do mês.  Neste programa são abordados temas como: conhecer mais sobre a demência; Como lidar com o luto; estes são alguns de muitos temas abordados no programa psicoeducativo que pode ser individual ou em grupo.

– Àrea da Formação:

Desenvolve um plano anual através da dinamização de ações de formação e de sensibilização desenvolvidas especificamente para determinados públicos alvo, tais como: comunidade/público em geral, cuidadores informais, cuidadores formais e pessoal técnico. Desta forma a CEPD pretende contribuir para a melhor in(formação) sobre o processo patológico de envelhecimento e o aparecimento de quadros de declínio cognitivo, nomeadamente ao nível das doenças neurodegenerativas e de todas as condições e necessidades implicadas nestes diagnósticos, contribuindo em última instância para um melhor cuidado ao doente e ao cuidador.

Deste modo o Centro de Estimulação da Pessoa com Demência pretende potencializar a qualidade de vida do utente, bem como a do cuidador informal através do descanso do/a cuidador/a durante o periodo diurno, não sofrendo assim o afastamento devido à institucionalização do seu familiar, mas sim criar uma ligação entre o utente, a família e o CEPD.

Para qualquer questão pode deixar o seu comentário e falar directamente com o Centro de Estimulação para Pessoas com Demência. 

Da esquerda para a direita:

Terapeuta Ocupacional – Terapeuta Joana Couras

Consultora Científica – Professora Doutora Sandra Freitas

Coordenadora do CEPD – Dra. Paula Pinto

Psicóloga – Dra. Sílvia Soares

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *